Respira, não pira

Da edição
por: Régis Fabris
Data: 14/12/2017 | 08:45

Respira, não pira

Fim de ano, provas finais na escola, semestre da faculdade chegando ao fim, muito por fazer no trabalho, prazos, metas, e aquela pressão por fechar o ano com nada pendente. Quem nunca?

Mas calma, 'respira, não pira. É essa a pauta do Na Pilha! de hoje. Por meio desse carderno, viemos te trazer toda a vibe positiva que você precisa para encarar esses últimos dias do ano, com técnicas e práticas de relaxamento para ficar bem zen e relaxado. Vem com a gente nessa leitura!

###

Fala aí, Psicóloga! 

Segundo a psicológa Adriana Oswald o importante é manter a calma e organização. Procurar avaliar o que precisa ser feito primeiro, o que pode esperar um pouco e o que não precisa ser urgente, ajudam a organizar a agenda, as tarefas e os compromissos. 

Entender que as vezes é necessário fazer escolhas e alguns "nãos" precisarão ser ditos. Exercícios físicos e de respiração podem ser importantes para que você tire um tempo para relaxar. Afinal de contas, ciclos se encerram, mas não conseguiremos fazer tudo ao mesmo tempo, certo?!

Focar numa tarefa de cada vez, ajuda a manter o foco e agiliza a conclusão das tarefas. 

"Percebo que as pessoas tem uma necessidade de concluir tudo. É como se com o fim do ano a correria tivesse que vir junto, como um hábito. Essa pressão acaba gerando ansiedade, cansaço e estresse", completa.

###

Influenciada pela mãe, Karine Pezzini optou por fazer aulas de Yoga

Karine Pezzini é psicóloga e há quase dois meses iniciou aulas de Yoga. A busca por essa atividade foi incentivada através de sua mãe, Marli Pezzini, que há 7 anos é adepta da prática, e desde então, vem tendo uma vida com mais equilíbrio espiritual e mental. 

Mesmo com pouco tempo de prática, Karine destaca que conseguiu desenvolver sua concentração, melhorar o alongamento muscular, ter mais equilibro espiritual e mental, e claro, a sensação de paz interior. A Yoga também ajuda a exercitar a respiração correta, que é prática fundamental.

A postura da árvore, Shalabasana, Saudações, postura do gato, Paryankásana e Gokilásana estão entre as preferidas da jovem, que acredita que a Yoga é uma prática importante em todos os períodos.

'Como iniciei nessa reta final do ano, posso dizer que tem colaborado para desenvolver o acúmulo das minhas tarefas com mais tranquilidade' completa.

###

Para ela, a luz busca quem está disposto a curar 

O Reiki é uma forma de cura universal através da canalização da energia pela imposição das mãos. 'Rei', significa a energia do universo, e 'Ki', a energia vital do receptor. Tudo aquilo que possui vida, possui o 'Ki' e o irradia, é a energia da alma.

Júlia Chaves Angnes tem 20 anos, é estagiária de Direito, e já há algum tempo vem se dedicando ao Reiki. Receptora há alguns anos, só foi sintonizada este ano, em julho. Isso quer dizer que Julia passou a ser portadora da energia Reiki, podendo aplicar em outras pessoas também.

Vinda de uma família na qual a espiritualidade sempre se fez presente, ela acredita que foi o Reiki que a escolheu. 'Pode parecer lúdico e até mesmo fantasioso para os mais céticos, mas creio que não fui eu que 'busquei' o Reiki. Isso porque a luz sempre encontra aqueles que estão dispostos a curar', completa.

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que o Reiki não exclui o uso da medicina tradicional, principalmente para aquelas pessoas que já estão em tratamento médico. Os benefícios são inúmeros, as curas ocorrem conjuntamente em todos os corpos: físico, mental, emocional e espiritual.

Especialmente no final de ano muitas pessoas recorrem a técnicas de relaxamento e buscam renovar suas energias, e acabam aderindo ao Reiki. Época boa esta, pois a egrégora planetária está muito forte e concentrada na luz, na cura e no renascimento. Egrégora é como se denomina uma força espiritual coletiva, concentrada no mesmo objetivo e com a mesma frequência energética, conforme explica Júlia.

###

Relaxamento nas pirâmides

Você já ouviu falar sobre a energia das pirâmides? Famosas pelas construções no Egito, elas são usadas há milhares de anos por diferentes povos para fins medicinais. No município, o Instituto de Pesquisas Energéticas de Venâncio Aires (Ipenva) estuda essa área há 35 anos, e oferece à população o serviço de relaxamento com pirâmides.

Em uma das salas da sede - localizada na rua Barão do Triunfo, ao lado da Apae - é possível encontrar réplicas da pirâmide de Qéops, considerada perfeita do ponto de vista magnético e geométrico. Sentado dentro das estruturas, é possível relaxar, meditar, e até mesmo estudar. Pesquisas realizadas pela instituição mostraram, por exemplo, que estudantes tinham melhor aproveitamento em Matemática quando estudavam no local.

Os benefícios ocorrem porque os vértices da pirâmide são capazes de captar a energia, transmitindo-a, e aumentando as ondas cerebrais da pessoa. Como os seres humanos são formados também por um corpo energético, é preciso mantê-lo em equilíbrio, e quando isso não ocorre, surgem os problemas de saúde e outros transtornos.

O serviço é disponibilizado de forma gratuita, e a instituição recebe os visitantes de segunda a sexta, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30min. Vale lembrar que o instituto estará em recesso de fim de ano entre os dias 21 de dezembro e 10 de janeiro.

###

Procura por massagens relaxantes aumenta neste período

A massagem relaxante ajuda a resolver tensões e dores musculares, ocasionadas em grande maioria, pelo estresse. Dependendo do caso e da pessoa, movimentos mais profundos e pontuais auxiliam a aliviar as dores.

A massoterapeuta Sandra Peiter Bohn destaca que há pacientes que necessitam um acompanhamento maior, mas há casos que, em uma seção, o problema é resolvido. A massagem relaxante não tem limite de idade. A profissional faz um alerta apenas para pessoas que tenham hérnia de disco, problemas na coluna e pressão alta, pois estas necessitam de um cuidado especial.

A procura por esse serviço aumenta bastante nesta época do ano, periodo em que há um desgaste maior nas atividades cotidianas. Conforme Sandra, também é comum médicos indicarem massagem relaxante como aliada no auxilio do alívio do estresse e da ansiedade. Além dessa modalidade, existem a anti-estresse, terapêutica (mais indicada para homens) e a de pedras quentes.

Nada mal para quem está passando pela tensão das provas finais e vestibulares, né?

###

Os principais benefícios do Reiki

? Redução do estresse e ansiedade;

? Equilíbrio hormonal;

? Diminuição dos sintomas da tensão pré-menstrual;

? Redução das toxinas;

? Equilíbrio emocional;

? Aumento da criatividade;

? Traz calma, tranquilidade e serenidade;

? Aumento do autocontrole;

? Fortalecimento do sistema imunológico;

? Prevenção de doenças, desde a gripe ao câncer;

? Diminuição dos sintomas da depressão, transtorno de humor e da síndrome do pânico;

? Não tem contraindicações;

? Reequilíbrio completo do corpo;

? Aumento da energia vital;

? Alivia a insônia e melhora a qualidade do sono;

? Acelera a cura nos tratamentos médicos ;

? Ajuda no tratamento do uso de drogas e auxilia na mudança de comportamento para hábitos e atitudes mais saudáveis.

Os principais benefícios da Yoga

? Reduz o estresse

? Melhora a concentração

? Aumenta o nível de auto aceitação

? Oferece um reforço à memória

? Ajuda a emagrecer


? Fortalece a musculatura


Os principais benefícios da Massagem Relaxante

? Controle do estresse;

? Diminuição da ansiedade;

? Alívio da tensão e dores musculares;

? Melhora da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune;

? Alívio das dores de cabeça;

? Diminuição do cansaço;

? Estimulação e equilíbrio do sistema intestinal;

? Eliminação de toxinas e resíduos metabólicos;

? Diminuição das insônias.


Fisk