Na Pilha!

Quem tem medo de vestibular?

Da edição
por: Régis Fabris
Data: 02/05/2017 | 13:46

Especialmente para cursos mais concorridos, a pressão por estudar e passar no vestibular é bastante grande; soma-se a isso o último ano da escola, com formatura, despedida dos colegas, escolha de uma profissão... e a "confusão" está feita!

E para ajudar quem está passando por este período da vida, que nesta edição, o Na Pilha! conversa com estudantes e profissionais, e procura dar uma forcinha para quem precisa entender e enfrentar estes dilemas. Keep calm and go ahead!

###

Para a psicóloga Adriana Oswald, a pressão dessa fase é natural, uma vez que todas as pessoas têm medo de fracassar perante os outros, ou a si mesmo. No entanto, algumas dicas podem ajudar nesse momento: 'Conversar com os pais sobre como você se sente pode fazer com que você se surpreenda com o apoio deles.

Entender que preocupar-se não resolve, e que caso dessa vez os resultados não sejam os esperados, você poderá reavaliar sua conduta e seus esforços e planejar novamente o que você pode fazer para obter resultados mais satisfatórios', orienta.

A véspera de fazer uma prova é um momento importante e delicado, por isso, Adriana comenta que descansar ou fazer alguma atividade prazeirosa que distraia o estudante é uma boa opção para fugir da tensão. Algumas pessoas sentem a necessidade de repassar o conteúdo antes da prova, o que para alguns, pode aumentar muito o nível de ansiedade.

A psicóloga ainda dá dicas para os estudantes que passarão por esse processo na busca de uma vaga em uma instituição de ensino: 'Compreender que a preparação interior é muito importante para que você se sinta preparado, e em condições de realizar a prova com maior tranquilidade; é importante se alimentar bem; e evitar situações estressantes neste dia também facilitam a concentração da tarefa na hora da prova', resume.

###

O Na Pilha! listou algumas dicas bem importantes para você que tanto almeja conquistar a sonhada vaga na universidade:

1) Na hora de estudar, escolha um ambiente apropriado e defina os horários em que os seus estudos rendem mais, não se esqueça de fazer pequenos intervalos;

2) Não ultrapasse seus limites físicos e emocionais. Dormir bem, alimentar-se corretamente e ter momentos de lazer são fundamentais para diminuir o estresse;

3) Não se esqueça que todos os dias acontecem muitas coisas que podem ser temas de vestibular. Leia jornais e revistas para se manter atualizado - lembrando também que alguns vestibulares têm provas de atualidades. O hábito da leitura ajuda muito à redação.

4) Não deixe de sair com seus amigos. Por mais que muitos estejam disputando as mesmas vagas, é bom trocar experiências com quem está no mesmo barco que você;

5) Não deixe para estudar toda a matéria na véspera da prova;

6) Procure conscientizar sua família sobre a importância deste ano na sua vida. Se tiver a colaboração do grupo familiar sua ansiedade certamente será menor;

7) Mantenha a calma e não tenha pressa em responder às questões da prova. O tempo deve ser seu aliado e não seu adversário nesse momento.

###

Feito tudo que poderia ser feito, só resta esperar os resultados aparecerem. Boa sorte pilhados!