Na Pilha!

Pedal: maneira diferente de conhecer o município

Da edição
por: Mônica da Cruz
Data: 06/04/2016 | 15:30

Adrenalina, velocidade, novos desafios, novos lugares, tudo isso em cima de duas rodas. E aí, você encararia? Talvez não, mas uma galera aqui de Venâncio, sim! E com muita vontade e disposição!

Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!---

Praticante de "pedal" há cinco anos, o projetista Eduardo Wickert conta que começou por livre e espontânea vontade, sem a influência de outra pessoa. Segundo ele, isso ocorreu em função de ser uma maneira diferente de conhecer melhor o interior de Venâncio e de outros municípios, lugares que, às vezes, se tornam de difícil acesso quando percorridos de carro.

Eduardo relata que depois que se pega gosto por pedalar, cada vez mais se quer prolongar o trajeto e ir mais longe.

Isso não faz bem apenas fisicamente, mas, também, é a melhor maneira de relaxar e "esvaziar a mente" com os problemas do cotidiano

O projetista explica que o grupo foi se formando aos poucos. Na verdade, todos os integrantes já eram amigos, mas nem todos tinham gosto por pedalar. Sendo assim, quem gostava foi colocando "pilha" nos demais, que foram na onda e acabaram gostando do esporte. O grupo, formado por Alfredo da Luz, Benhur Barcellos, Charles Heissler, Carlos Schuster e Eduardo, pedala regularmente, umas três vezes por semana, porém no horário de verão a frequência é maior.

Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Eduardo e seu grupo de pedal se encontram com frequência para conhecer novos locais de Venâncio Aires
Eduardo e seu grupo de pedal se encontram com frequência para conhecer novos locais de Venâncio Aires

Eduardo conta que, geralmente, o grupo faz as rotas mais longas nos finais de semana, onde precisa haver uma maior disponibilidade do pessoal. Ele ressalta que a rota é traçada no dia anterior, onde todos analisam qual caminho será mais fácil.

Usamos aplicativos de celular, que são bem úteis nessa hora e dão todos os dados do pedal.

Nos dias de semana, o pedal é mais curto e o grupo se encontra em um lugar pré-determinado e decide na hora mesmo para onde irão. Para o projetista, a grande maioria dos moradores de Venâncio não conhece um terço do município.

Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!-

Nosso interior é de uma beleza incomum, então gostamos de explorar muito isso, cada vez conhecer um distrito diferente.

Dentre os destinos preferidos dele, é possível destacar Linha Deodoro, Linha Cachoeira Baixa e Cerro do Baú. Como praticante, Eduardo recomenda a todos a experiência de pedalar, mesmo que em pequenas distâncias, pois agregar o esporte no cotidiano traz benefícios e mais qualidade de vida.

 

>> Matéria publicada originalmente dia 05/04 na edição do caderno Na Pilha!

 


Fisk