Na Pilha!

Para além do tibum. Natação: esporte e saúde

Da edição
por: Rosana Wessling
Data: 07/03/2019 | 08:30

Provavelmente, a primeira coisa que vem à cabeça quando se fala em esporte é futebol, não é mesmo? Mas, já parou para pensar que a natação pode ser uma opção para se exercitar, em qualquer idade?

Para além de um passatempo para o verão, a lista de benefícios da natação é extensa, já que é uma atividade que movimenta todos os grupos musculares. Além disso, é um exercício que garante mais segurança na hora de curtir a piscina, tomar banho de rio e aproveitar a praia.

Nesta edição, mergulhamos nesse assunto para explicar um pouco sobre esse esporte que é hobby, para a maioria da galera, mas que também é sinônimo de uma rotina de treinos e competições. É o caso do venâncio-airense Bruno Fragomeni. O guri, inclusive, já conquistou medalhas em campeonatos de natação. Confira!

 

De hobby a esporte preferido

Bruno Fragomeni tem 14 anos e é um apaixonado pela natação. Estudante do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida, ele pratica o esporte desde os 5 anos. "Desde pequeno, adorava ficar na piscina mergulhando, dando pontas, cambalhotas e nadando", conta o garoto, que tem como inspiração o nadador americano Michael Phelps, considerado o maior atleta de natação do mundo, e o brasileiro César Cielo.

Segundo Bruno, que sempre teve o incentivo dos pais na hora de praticar o esporte, a natação ajuda a melhorar a resistência física, fortalece as articulações, desenvolve os músculos e ajuda até a combater os sintomas de estresse.

Outro ponto importante que Bruno ressalta é o clima de amizade e parceria entre os praticantes do esporte. O que deveria ser sempre e em todos os esportes, não é mesmo?

Foto: Arquivo pessoal / DivulgaçãoBruno Fragomeni participa de competições
Bruno Fragomeni participa de competições

Atualmente, o garoto treina com a equipe da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), nas terças e quintas-feiras, durante duas horas. O jovem também já teve a oportunidade de disputar campeonatos de natação.

Em sua última participação, nos Jogos Abertos do RS, em Caxias do Sul, conquistou bons resultados, alcançando 2º lugar na modalidade costas, 7º lugar no crawl e 3º lugar nos revezamentos.

 

Natação ajuda na prática de outros exercícios

Professora de natação há mais de 30 anos, Zeni Regina da Silva, 54 anos, é formada em Educação Física pela Unisc e garante que se sente realizada com a profissão. Nessas três décadas, muita gente aprendeu a nadar com ela.

"Eu sempre digo que a prática que faz a gente aprender. Comecei a dar aulas de natação no meu primeiro ano de faculdade. Durante o verão dava aulas de natação na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova) e me apaixonei, foi então que 'alinhei' a prática com a técnica", conta.

Zeni acredita que o esporte ainda é muito restrito, mas quem o pratica uma vez, continua sempre. Ela destaca que não tem idade para aprender a nadar. "Tenho alunos com sete meses e já tive de 80 anos", relembra. "É gratificante ver o crescimento das crianças. Uns entram na piscina sem saber nadar e, ao explorar o potencial, elas se desenvolvem e já sabem nadar o 'borboleta', que é um dos mais difíceis."

A profissional aconselha que, para aprender a nadar, o ideal é a piscina, sempre com acompanhamento de um professor. "Quando o aluno conhece a natação, acaba desenvolvendo habilidades para outros esportes", observa. Zeni recomenda o esporte para que o aluno descubra diferentes habilidades. "Uma vez que se aprendeu, não esquece mais, é para a vida."

Foto: Régis Fabris / Folha do MateZeni é professora de natação em Venâncio Aires
Zeni é professora de natação em Venâncio Aires

Atenção!

A professora Zeni da Silva explica que o fato de saber nadar não significa que a pessoa pode nadar em qualquer local. "Eu sei o meu limite na natação, mas o mar e o rio não têm limite. Até a piscina pode ser perigosa se a pessoa a usar de maneira incorreta." Ela lembra que um dos grandes cuidados que precisam ser tomados são os saltos. "Muitas vezes, ao dar a ponta, a piscina não tem a profundidade adequada e aí podem acontecer as fraturas. O ideal é não arriscar", alerta.

Benefícios

- A natação é um esporte que movimenta todos os grupos musculares, isso significa que todo o corpo se exercita durante a atividade.

- Nadar fortalece a musculatura cardíaca e é um benefício excelente para o coração.

- Além disso, a natação ajuda a revigorar a musculatura pulmonar, ampliando a capacidade de absorção do oxigênio pelo corpo e melhorando o condicionamento físico.

- A natação exercita toda a musculatura sem que a pessoa sofra com os impactos.

- Como a água 'reduz' o peso do corpo, a piscina é o local ideal para trabalhar músculos rígidos e articulações doloridas, principalmente para quem sofre de artrite ou artrose.

- De quebra, a atividade ainda auxilia na coordenação motora.

 

Natação e hidroginástica na Unisc

A Unisc possui projetos de natação e hidroginástica voltados para a comunidade acadêmica e comunidade em geral, reunindo esportistas de toda região, no campus em Santa Cruz do Sul.

As aulas de natação são oferecidas de duas a três vezes na semana, nos três turnos, e abrangem crianças de 5 a 12 anos e adultos. O projeto apresenta diferentes modalidades - desde aulas de iniciação, aperfeiçoamento e treinamento. Além disso, pessoas que já sabem nadar podem utilizar o espaço como 'usuário livre' e se exercitar.

A universidade também oferece aulas de hidroginástica, inclusive para grupos da terceira idade, através do projeto Ações. De acordo com o auxiliar administrativo Rangel Eduardo Bloedorn, a Unisc mantém as atividades desde 1998, em um complexo esportivo com uma piscina semiolímpica de 12,5m X 25m e uma infantil, medindo 10 m X 5m. "Este ano, foram realizadas algumas manutenções e reformas para proporcionar bem-estar aos usuários", afirma.

Foto: Rangel Eduardo Bloedorn / DivulgaçãoComplexo da Unisc conta com duas piscinas, semiolímpica e infantil
Complexo da Unisc conta com duas piscinas, semiolímpica e infantil

Top 3 de nadadores brasileiros

GUSTAVO BORGES
Nadador brasileiro, ganhador da medalha de prata nos 100 metros livre nas Olimpíadas de 1992 em Barcelona e nos 200 metros livre em Atlanta 1996. Desenvolveu um método próprio de ensino.

RICARDO PRADO
Considerado o maior nadador brasileiro da década de 1980.

CÉSAR AUGUSTO CIELO FILHO
Campeão olímpico, conquistou o ouro nos 50 metros livre nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, e é o atleta brasileiro mais medalhado em Campeonatos Mundiais de qualquer esporte, com 19 medalhas.


Fisk