Os irmãos Duplass

No Controle
por: João Pedro Filippe
Data: 19/05/2016 | 09:30

Jay e Mark Duplass são dois irmãos cineastas, mais conhecidos pelos seus trabalhos sobre relacionamentos e vida adulta. Com seu filme 'The Puffy Chair' recebendo os prêmios de melhor ator e melhor roteiro no festival BendFilm de 2005, a dupla começou a ficar mais conhecida entre as pessoas.

Suas histórias costumam girar em torno de personagens que estão insatisfeitos com a vida, seja ela como um todo ou apenas um fragmento, e é isso que os torna tão bons no que fazem. Eles utilizam seus arredores e pessoas próximas como fonte de inspiração e criam peças artísticas magníficas que representam as frustrações do ser humano hoje em dia. Nesta época onde todos estão um pouco perdidos, eles estão aqui para nos mostrar que também estão e não há problema nenhum nisso.

Seus trabalhos ocasionalmente utilizam elementos fantásticos para esclarecer o que estão querendo dizer, como é o caso de Safety Not Guaranteed e The One I Love. Em Safety Not Guaranteed, acompanhamos três jornalistas que decidem ir atrás de um homem, Kenneth, que jura conseguir viajar no tempo. Os três pretendem fazer uma reportagem sobre a insanidade de Kenneth e como ele acredita que conseguirá chegar a seu objetivo, e para isso uma das jornalistas torna seu objetivo infiltrar-se na vida dele e descobrir qual seu plano. Desnecessário dizer, o filme dá um certo twist e vai para alguns lugares que não conseguiríamos imaginar, e isso é apenas um dos motivos que o torna tão bom.

Algo similar acontece em The One I Love, onde Ethan e Sophie - um casal que está junto há anos - percebem que não estão mais sentindo alegria em estarem um com o outro, e tentam recriar momentos alegres de seu passado. Seu terapeuta sugere que ambos passem o fim de semana em sua casa fora da cidade, então os dois o fazem - mas não fazem ideia do que está prestes a acontecer dentro daquela casa (não, não é um filme de terror).

Usando elementos incomuns para um filme romântico e dramático, os irmãos Duplass nos mostram como o amor se tornou uma coisa estranha e engraçada em nossos dias, com pessoas ocasionalmente preferindo partirem para parceiros novos pois já conhecem o atual inteiramente e a relação estável inexplicavelmente ficou chata, invés de pegarem esta mesma relação chata e a darem uma nova chance de respirar e viver.

Desde o verão de 2015 para cá os dois estão com o controle de um seriado da HBO (que infelizmente foi cancelado após sua segunda temporada), 'Togetherness', que possui temas similares porém vistos de formas bem diferentes. Somos apresentados a um casal entediado com filhos, a irmã da esposa e um amigo da família. Todos estão decepcionados com suas vidas e não sabem para que direção ir ou o que fazer, o que é incrivelmente fácil de entender e se relacionar. Se Jay e Mark desejam transmitir uma mensagem, ela diz que está tudo bem em não saber para que direção estamos indo ou o que realmente queremos, pois todo mundo passa por isso. Como diria uma das personagens, "você não precisa ser nada além de quem você é'.