Dicas da Dani Azeredo

Da edição
por: Rosana Wessling
Data: 14/03/2019 | 14:34

Viajar para o exterior pode ser uma alternativa, a partir dos 14 anos. A primeira oportunidade é fazer um ano do High School (ensino médio) em uma escola americana, conforme explica a venâncio-airense, jornalista, empresária e coach de carreira Daniela Azeredo, que mora há mais de 4 anos nos Estados Unidos, na cidade de San Diego, Califórnia.

Foto: Divulgação / Arquivo PessoalDaniela mora há mais de 4 anos nos EUA
Daniela mora há mais de 4 anos nos EUA

Segundo Daniela, há diversas opções de intercâmbios para os jovens, como os culturais ou educativos. O tempo de estadia também varia de acordo com o programa escolhido.

'Se for sozinho para o High School pode estudar até 1 ano. Se for para estudar Inglês ou técnico, pode estudar meses até 4 anos. Apenas os cursos recreativos são de pequena duração, como Summer Camp.'

Daniela afirma que existem cursos que oferecem bolsas. Entre elas, estão as esportivas. 'Adolescentes são selecionados para jogar por um College e podem fazer parte do time e estudar um curso técnico na mesma instituição', explica.

Entre os destinos indicados pela jornalista estão Flórida, Califórnia e Nova Iorque.'Existem outros estados que podem ser opção também, como Georgia, Kansas, Carolina do Norte, Pennsylvania. Em qualquer um desses lugares, sempre vai se ter o que fazer.'  

Se você está afim de fazer um intercâmbio, o primeiro passo é providenciar alguns documentos: passaporte com autorização de viagem, cópia do histórico escolar e visto de turista (para curta temporada) ou estudante (para média ou longa temporada).

'Em todo o processo a gente vai orientando e instruindo para que essa experiência seja rica e única na vida dos nossos jovens que buscam o diferencial para o mercado de trabalho', destaca a profissional, que atua no acompanhamento do processo do intercâmbio.


Fisk