Desafio Literário dará prêmios para escola, professor e estudantes

Livros
por: Ana Flávia Hantt
Data: 17/08/2017 | 15:00

Escolas de Ensino Médio da região de abrangência da Folha do Mate terão a oportunidade de participar de um Desafio Literário durante a 18ª Feira do Livro de Venâncio Aires, que ocorre entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, no Parque Municipal do Chimarrão.

Foto: Arquivo FM / Na Pilha!Proposta para estudantes de Ensino Médio é organizada pela Unisc e caderno Na Pilha!
Proposta para estudantes de Ensino Médio é organizada pela Unisc e caderno Na Pilha!

Com o objetivo de promover o interesse pela leitura e estimular a expressão cultural dos estudantes, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e o caderno jovem da Folha do Mate, Na Pilha!, promovem uma atividade interativa e dinâmica, prevista para ocorrer entre 22 de agosto e 3 de setembro, a qual contará com enigmas, atividades remotas, apresentação cultural presencial e premiação.

Escolas que possuem Ensino Médio podem inscrever, a partir de hoje, uma equipe composta por nove alunos e um professor. A partir da próxima terça, 22, até o sábado, 26, as equipes devem acompanhar nas edições da Folha do Mate o anúncio de enigmas, os quais correspondem a três obras literárias definidas pela organização.

A partir da resposta ao enigma, a equipe deve elaborar uma apresentação artística composta por elementos como teatro, dança e canto, a qual deverá ser apresentada no dia 3 de setembro, no palco principal da Feira do Livro.

PREMIAÇÃO
As apresentações artísticas propostas pelas equipes serão avaliadas por uma comissão julgadora, e todos os participantes, além dos vencedores, ganham prêmios oferecidos pelos organizadores: copo personalizado da Unisc para cada aluno e professor participante; R$ 500 oferecidos pela Unisc, para a escola vencedora; um curso de extensão da Unisc, de livre escolha a ser realizado até o fim de 2017, para o professor responsável pela equipe vencedora; e brindes personalizados do Na Pilha! para os dez integrantes da equipe vencedora.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 17 e 22 de agosto. Basta enviar um e-mail para napilha@folhadomate.com.br com nome da escola, nome do professor responsável e nome e ano dos nove alunos integrantes da equipe. 

>> CONFIRA O REGULAMENTO COMPLETO:

A participação no Desafio Literário deve ocorrer conforme as seguintes diretrizes:

1) Podem se inscrever escolas localizadas nos municípios de abrangência da Folha do Mate - Venâncio Aires, Mato Leitão, Passo do Sobrado, Vale Verde, e ainda a localidade de Monte Alverne - que contem com Ensino Médio.

2) Cada escola poderá inscrever uma equipe composta por 10 pessoas, sendo 09 alunos e 01 professor; os participantes poderão pertencer a turmas distintas.

3) O trabalho das equipes participantes deve ocorrer da seguinte forma:
a) Acompanhar as edições impressas da Folha do Mate, entre os dias 22 e 26 de agosto, e no dia 29 de agosto, para receber os enigmas;
b) Decifrar os enigmas;
c) Montar uma apresentação artística a partir da resposta para o enigma; e
d) Apresentá-la na Feira do Livro no dia 3 de setembro.

4) Dos enigmas:
a) Os enigmas estarão baseados em três obras literárias;
b) Os enigmas publicados na Folha do Mate terão cores distintas; cada cor representa uma obra literária;
c) A equipe deverá escolher uma das obras literárias para basear sua apresentação artística.

5) Das apresentações artísticas:
a) A apresentação artística deverá ser uma livre representação da obra literária escolhida;
b) Será considerado apresentação artística: teatro, dança, canto, e suas variações; a apresentação artística pode trazer apenas uma ou várias dessas manifestações;
c) Cada equipe terá no mínimo 3 minutos e no máximo 10 minutos para sua apresentação;
d) As equipes poderão utilizar a estrutura (som, microfones, iluminação) oferecida no palco da Feira do Livro;
e) Materiais cênicos, desde que não danifiquem o ambiente e sejam de fácil montagem, podem ser utilizados pelas equipes.

6) Da escolha da equipe vencedora:
a) As apresentações serão avaliadas por uma comissão composta por quatro representantes, pertencentes a Unisc, Sesc, Folha do Mate e Prefeitura.
b) Os jurados farão sua avaliação baseados nos seguintes itens: resposta correta ao enigma; apresentação de acordo com o livro; criatividade; originalidade.

7) Do prêmio:
a) Cada aluno e professor participante da equipe receberá um copo personalizado da Unisc;
b) A escola vencedora receberá como prêmio, oferecido pela Unisc, o valor de R$ 500,00; o pagamento será feito por depósito, após emissão de recibo em nome da escola;
c) O professor responsável pela equipe vencedora será contemplado com um curso de extensão de livre escolha, dentre os oferecidos pela Unisc; o curso deve ser realizado ainda no ano de 2017;
d) O Na Pilha! presenteará a equipe vencedora com um brinde personalizado;

8) O Desafio Literário irá ocorrer de acordo com as seguintes datas:
- 17/08 - Abertura do período de inscrições;
- 22/08 - Data final para a inscrição de escolas participantes;
- 22/08 - Publicação do primeiro enigma na edição impressa da Folha do Mate;
- 23/08 - Publicação do segundo enigma na edição impressa da Folha do Mate;
- 24/08 - Publicação do terceiro enigma na edição impressa da Folha do Mate;
- 25/08 - Publicação do quarto enigma na edição impressa da Folha do Mate;
- 26/08 - Publicação do quinto enigma na edição impressa da Folha do Mate;
- 29/08 - Publicação, no caderno Na Pilha!, do resumo dos enigmas já publicados;
- 01/09 - Envio, para e-mail fornecido pela equipe organizadora, de resumo sobre a apresentação organizada pela equipe participante, com a definição do livro escolhido;
- 03/09 - Apresentação das equipes na Feira do Livro;
- 03/09 - Anúncio dos vencedores e entrega de premiação;

9) Observações finais:
a) A equipe organizadora se reserva o direito de fazer modificações neste regulamento, comprometendo-se a comunicá-las para as equipes inscritas no Desafio Literário.