Curiosidades: conheça 10 filmes que foram baseados em livros

Cinema
por: Taiane Kussler
Data: 06/04/2017 | 20:00

Para que um filme desperte a atenção de quem está do outro lado da tela, não basta ter um grande elenco, efeitos e trilha sonora. O que nos atrai é o contexto geral da produção.

Porém, muitas vezes não sabemos que a inspiração daquele enredo provém de histórias já contadas nos livros. Obras que são reproduzidas para a tela de cinema e que nos envolvem pela riqueza de detalhes audiovisuais.

 Por isso, estamos dando algumas sugestões que devem fazer parte da sua lista de filmes.

1- Ie Hard (1988)

Não é apenas o clássico de Bruce Willis Natal baseado em um livro, mas nada dura para sempre é realmente uma sequela de The Detective, que foi transformado em um filme de 1966 estrelado por Frank Sinatra. Eles fizeram algumas mudanças na história para que ela não chocasse com o filme original - por exemplo, no livro o nome do personagem principal é Joe Leland, não John McClan

2- Forrest Gump (1994)

Forrest Gump, o romance não era de todo conhecido antes de se tornar o sucesso maciço, Oscar-winning filme. Era também bastante diferente - no livro, Forrest usa linguagem profunda, e o autor originalmente queria que ele fosse interpretado por John Goodman.

3- Mean Girls (2004)

Tina Fey leu Queen Bees & Wannabes - um livro de auto-ajuda para pais cujas filhas estão passando pela escola - e pensou que tinha o potencial de ser transformado em um filme. Fey veio com a história e personagens própria.

4- Jurassic Park (1993)

A versão do livro de Jurassic Park realmente se originou como um roteiro, que o autor Michael Crichton escreveu sobre um aluno que recriou um dinossauro. Ele decidiu mudar a história depois que ele decidiu que recriar dinossauros seria um empreendimento acadêmico irrealista, e só faria sentido se ele veio de "um desejo de entreter".

5- Howl"s Moving Castle (2004)

O clássico do estúdio Ghibli foi baseado em um romance da escritora britânica Dianna Wynne Jones - o romance é o primeiro de uma série de três. Existem várias diferenças entre o filme e o livro, já que o autor não teve nada a ver com a produção do filme. 

6- Shrek (2001)

Você seria perdoado por pensar Shrek - e suas muitas, muitas seqüências e spinoffs - era uma criação original de DreamWorks, mas não. É baseado em um livro ilustrado em que um ogre aterrorizante acidentalmente salva uma princesa. O filme ganhou o primeiro prêmio da Academia pela Melhor Animação.

7- Legally Blonde (2001)

Yup, o clássico de Reese Witherspoon foi realmente baseado em um romance. A autora, Amanda Brown, escreveu o livro sobre sua experiência de estudar na Stanford Law School. Essa é a grande diferença entre o livro eo filme - o livro está em Stanford, não em Harvard. 

8- Pitch Perfect (2012)

Semelhante a Mean Girls, Pitch Perfect foi baseado em um livro de não-ficção. Foi escrito por um editor sênior da GQ, que passou uma temporada seguindo grupos de colegiados em todo o país.

9- Mrs. Doubtfire (1993)

A adaptação cinematográfica de Madame Doubtfire segue muito bem o romance para jovens adultos de Anne Fine - com uma importante exceção: no livro, as duas crianças mais velhas reconhecem imediatamente sua nova babá como seu pai disfarçado. Apenas sua irmã mais nova e mãe estão convencidos de que é realmente ~ Madame Doubtfire ~.

10- Goodfellas (1990)

O gângster clássico Goodfellas é realmente baseado em um livro de não-ficção escrito pelo jornalista Nicholas Pileggi. Ele conta a história de Henry Hill, um informante que já foi membro da Máfia. O diretor Martin Scorsese acreditava que o livro seria o retrato mais honesto de gangsters da vida real que ele já tinha lido.

Assista, você vai se surpreender!