Cnh: confira algumas dicas importantes para a realização da prova prática

Da edição
por: Régis Fabris
Data: 01/08/2017 | 14:07

Fala aê, psicóloga!

A última etapa do processo para a tão sonhada primeira habilitação é a prova prática, um desafio que gera ansiedade na grande maioria das pessoas. É por isso que o NP! bateu um papo com a Psicóloga do Trânsito, Marcia Preuss, que atua na área há 16 anos.

Foto: Divulgação / Na Pilha!Marcia Preuss afirma que cada pessoa tem um tempo diferente de aprendizado
Marcia Preuss afirma que cada pessoa tem um tempo diferente de aprendizado

Segundo a profissional, no momento de fazer a prova, é importante que o candidato evite pensamentos negativos, assim como prepare sua capacidade emocional. 'Quem não consegue ter segurança no momento de realizar a prova, na grande maioria das vezes, é porque já tem uma pretensão para não confiar em si próprio. Por isso, estar ciente de que terá a capacidade necessária exigida para tal função é muito importante', comenta a psicóloga.

Em situações que envolvem uma avaliação, é normal que exista algum desconforto ou ansidedade, mas Marcia reforça que, se a pessoa estiver se sentindo apta e preparada para aquela situação, é porque está ciente e segura de que tudo que lhe-foi foi passado nas aulas. 'Se ela conseguiu absorver da melhor maneira, logo, o nível de ansiedade será muito menor', comenta.

Quando o candidato não se sente preparado, a psicóloga reforça que, uma alternativa, é realizar mais aulas além do pacote mínimo exigido. 'O fato é que cada um tem o seu tempo de aprendizagem, e isto precisa ser respeitado. O importante é não desistir', diz.

Marcia diz, ainda, que muitas vezes a ansiedade de querer finalizar logo todo o processo, acaba por atrapalhar o candidato. Nesse momento, no entanto, é importante ter a paciência necessária que o trânsito exigirá do futuro motorista.

'Habilitação é coisa séria. Apesar de nos dar a sensação de 'liberdade', quando não usada corretamente, pode também tirá-lá', alerta a psicóloga.

Dicas importantes:

Juliano Ruppenthal é instrutor teórico e prático de autoescola, e dá algumas dicas para quem vai realizar o exame prático da primeira habilitação.

Foto: Divulgação / Na Pilha!Juliano é instrutor teórico e prático em autoescola
Juliano é instrutor teórico e prático em autoescola

~ Aproveitar ao máximo as aulas teóricas, afinal, tudo será aplicado quando for realmente dirigir;

~ Saber o que é exigido no exame prático;

~ Procurar seguir as instruções e dicas dos instrutores;

~ Prestar muita atenção em tudo que lhe será passado nas aulas;

~ Tirar todas as dúvidas sempre com o instrutor;

~ Um dia antes do teste prático, procurar ter uma boa noite de sono;

~ Manter a calma;

~ Encarar o exame de uma forma 'leve';

Boa sorte, pilhados!