5 motivos que fazem Pokémon Go ser um sucesso

Tecnologia
por: Ana Flávia Hantt
Data: 26/07/2016 | 16:00

Pokémon Go é o jogo do momento. Com cada vez mais usuários, o game já se tornou um dos mais lucrativos da Nintendo e o mais popular do mundo (acredita que tem mais gente caçando pokémons do que tweetando?)

Por isso, trazemos cinco motivos que provam porque Pokémon Go ganhou tanta popularidade assim! Olha só:

1. Realidade aumentada

Uma tecnologia totalmente adaptada ao universo mobile. Com Pokémon Go, os jogadores não precisam ficar limitados a um único local. Carregam o jogo no bolso, e, assim, podem adaptá-lo ao momento que estiverem vivendo. Isso é possível por meio da realidade aumentada, ou seja, a possibilidade de agregar ao mundo real camadas de informação digital, visível somente para quem está usando um equipamento (como a câmera do celular, no caso do Pokémon Go).

2. Pokémon não nasceu ontem

Embora Pokémon Go tenha virado febre, não é de hoje que os 'monstrinhos' do jogo se tornaram populares. Lançados em 1990, no Game Boy da Nintendo, e mais tarde no Nintendo DS, Pokémon támbém já foi desenho animado e jogo de troca de cartas. Por isso, a versão mobile logo chamou a atenção de uma turma mais velha, nostálgica com seu passatempo de outros tempos. Some a eles milhares de adolescentes curiosos com o game, e veremos todo o sucesso que estamos presenciando.

3. Ter a tradição da Nintendo

Embora tenha passado cerca de cinco anos sem nenhum lançamento relevante, não se pode esquecer que a Nintendo é a Nintendo. Ou alguém aí não conhece, mesmo que brevemente, Mario, Luigi e a Princesa Peach? A febre dos anos 1980 e 1990, Super Mario Bros, lançado pela Nintendo, foi um dos jogos mais vendidos na história.

4. Dá para reunir a galera

Em todo o mundo, usuários de Pokémon Go têm marcado encontros para saírem, juntos, à caça dos 'monstrinhos'. Além disso, tem crescido o número de relatos de pessoas que acabaram se encontrando enquanto estão à caça dos personagens. Se você estiver em uma cidade nova, ainda pode conhecer pontos turísticos ou locais inusitados por meio dos pokéstops. E, como tudo mundo ama as redes sociais, o aplicativo ainda permite a criação de memes que podem ser compartilhados em plataformas, como o Reddit, o Snapchat e o Imgur.

5. É um game democrático

Homens e mulheres de todas as idades podem jogar Pokémon Go. Além disso, por funcionar em plataformas que a maioria das pessoas já possuem, e com as quais estão familiarizadas, como smartphones e GPS, o game se torna barato e muito acessível. Basta querer jogar e baixar o app!

E aí, ainda resta alguma dúvida de que Pokémon Go faz jus a todo seu sucesso? Pois é!

>> Para mais informações sobre o game do momento, confira a edição impressa do Na Pilha!.