10 anos de NP!

Da edição
por: Ana Carolina Becker
Data: 02/05/2019 | 09:00

Foram tantas histórias, entrevistas, aventuras e eventos divertidos, ao longo desses 10 anos que parece que eles passaram voando. Sabemos que parece papo de velho, mas é exatamente isso. Hoje, o Na Pilha! completa uma década e, mais do que assoprar as velinhas do bolo, nós queremos agradecer a companhia e a participação em tantas ações que movimentaram essa década de caderno jovem da Folha do Mate.

Para nós, pilhados, isso só é possível porque temos a companhia de vocês, leitores. Na maioria das vezes, a gente não se vê, mas a sinergia é tanta que a gente está sempre falando de coisas que fazem parte da vida da galera. Assim, seja pelas quatro páginas semanais que produzimos ou pelas nossas redes sociais, nos sentimos pertinho de você.

Se não temos brigadeiro e refrigerante para distribuir para todo mundo, compartilhamos algumas - e olha que não foi fácil escolher! - das nossas melhores lembranças do Na Pilha!. Que todos os dias a gente possa pilhar para novas amizades, sonhos, viagens, leituras e momentos com os amigos. E que você esteja com a gente.


1. Te Pilha na Liga (2009)
O Na Pilha!, em parceria com a Unisc, Liga Feminina Jovem de Combate ao Câncer e Vestebem, lançou em 2009 o 'Te pilha na Liga', com a comercialização das camisetas o lucro era revertido para a Liga Adulta de Combate ao Câncer.

Foto: Arquivo NP ,

2. Dia da Animação
O Dia Internacional da Animação, comemorado em 28 de outubro, é promovido em diferentes cidades do Brasil. Desde 2009, o Na Pilha! promove também essa atividade em Venâncio Aires com a exibição de curtas-metragens de animação com eventos com a participação de estudantes e comunidade em geral.

3. Desafio de Kart (2009)
Em 2009 surgiu o Desafio Pilhado de Kart, uma competição entre leitores e integrantes do Na Pilha!. A prova tinha um total de 30 minutos, entre treino, tomada de tempo e corrida, e foi realizada no kartódromo do Parque do Chimarrão.

Um dos sorteados para participar foi Andrei Samuel Farsen. 'Nunca tinha dirigido nada, até então só andava de carona no carro. Tinha uns 13 anos na época do desafio. Um dos destaques da minha corrida foi que em uma das últimas voltar perdi o freio e bati contra os pneus. Foi uma competição bem divertida', lembra.

Foto: Arquivo NP l

4. Viagem para o Hopi Hari (2010)
Entre as diversas ações e promoções já realizadas pelo NP! ao longo desses dez anos, talvez uma das mais marcantes tenha sido a viagem para o Hopi Hari em parceria com a Venatur para comemorar o primeiro ano do caderno jovem. Em 2010, a pilhada Ana Flávia Hantt acompanhou a ganhadora da promoção, Tamara Freitag.

A ex-pilhada conta a experiência: 'Para mim, como repórter, foi uma das primeiras grandes oportunidades profissionais. Juntamente com a ganhadora Tamara Freitag, fui para Campinas durante um fim de semana inteiro, onde ficamos em um hotel, visitamos um grande shopping center, e pudemos passar um dia inteiro no parque de diversões. Não deixamos de ir em nenhum brinquedo, inclusive montanha-russa e elevador! Na época, eu tinha 20 anos, e lembro de estar me achando muito adulta e responsável (risos). Essa experiência foi relatada depois em um Na Pilha! especial, e com certeza, é uma das memórias mais incríveis que tenho!'

5. Bate-papo Pilhado, com participação de estudantes da Unisc (2011)

O Na Pilha! realizou diversas edições do Bate-Papo Pilhado - evento que reunia estudantes em um bate-papo sobre profissões e futuro, em uma programação superanimada, com música, brindes e muita pipoca. Em parte dos eventos, a galera do curso de Comunicação Social da Unisc reforçou o time pilhado, auxiliando na organização e cobertura do evento.

Foto: Arquivo NP k

6. Feira de Oportunidades

A primeira edição da Feira de Oportunidades foi realizada em 2012. A proposta reunia, em espaços educacionais, diferentes empresas parceiras para que os estudantes tivessem contato com opções de cursos de inglês, empregos, intercâmbio, curso de graduação ou profissionalizante e diversas formas de conhecimento. Além disso, a proposta também contava com bate-papos.

Foto: Arquivo NP m

7. Rappel (2013)

Uma viagem cheia de emoção, adrenalina e muita água. Esse foi o clima da 'excursão' do Na Pilha! em 2013 para Três Coroas, cidade conhecida devido aos locais propícios para a prática de raffting. Além disso, a equipe realizou tirolesa e o rappel.

Foto: Arquivo NP m

8. Save The sunday (2015)

O Save The Sunday surgiu com a ideia de 'salvar o domingo das pessoas em Venâncio', com alguma atividade no dia. A ex-pilhada Marília Schuh conta que, na época, não existiam muitas opções de bares e locais públicos para o pessoal frequentar. 'Como estávamos entrando no inverno e escurecia mais cedo, queríamos tirar as pessoas de casa para fazer algo diferente.' Nos eventos, realizados na Folha do Mate, eram exibidos filmes em um telão e havia distribuição de pizza, pipoca, refrigerante, doces. 'Participar do Save The Sunday foi uma experiencia única. Ver o projeto sair do papel e ganhar a proporção que ganhou foi inesquecível. Foi como ver um bebê crescendo, dando os primeiros passos! Afinal, não esperávamos que todo mundo fosse gostar tanto daquelas sessões num domingo à noite.'

Foto: Arquivo NP m


9. SOS Redação (2018)

No último ano, o Na Pilha! promoveu em parceria com Grupo Redação, da professora de Língua Portuguesa Luana Schonarth, o 'SOS Redação'. O aulão tinha como objetivo auxiliar estudantes que participariam do Enem. Entre os 50 alunos que participaram esteve Ana Carolina Bienert, 17 anos. 'Achei incrível, porque na ocasião havia diferentes pessoas, estudantes do ensino médio, já formados, estudantes de cursinho todos com um mesmo objetivo: aprender redação', comenta.

Ana já havia feito o Enem em 2017, quando teve uma pontuação de 680 na redação. Em 2018, após participar do 'SOS Redação' conseguiu evoluir e tirar 760: 'Já estou esperando o próximo! São simples detalhes que fazem toda a diferença na hora de se escrever uma boa redação', afirma.

Foto: Arquivo NP Se tivesse que dar uma nota para o SOS, seria nota mil, com certeza!' - Ana Carolina Bienert, 17 anos
Se tivesse que dar uma nota para o SOS, seria nota mil, com certeza!' - Ana Carolina Bienert, 17 anos

10. Intervalo pilhado (2019)

O Intervalo Pilhado surgiu com a proposta de alegrar o recreio da gurizadas nas escolas do município. Um encontro diferente, com música ao vivo, entrega de brindes, e divulgação do Na Pilha!. Na edição de Volta às aulas, no início do ano, a ação foi realizada nas escolas Professora Odila Rosa Scherer e Sebastião Jubal Junqueira.


Fisk